22 de jul. de 2009

JCB - Brigas internas

Logo que criei o Rapman, formei com alguns outros personagens do Orkut uma liga de super heróis, os Jovens Campeões. Manter uma convivência harmoniosa com pessoas de personalidades diferentes nem sempre é fácil, no caso desta liga, estávamos levando muito bem até que surgiu um motivo para a primeira peça do dominó ser derrubada.
_
Guerra Civil
Em uma época de auge da JCB, entra uma nova personagem, a Caçadora. Ela veio com uma idéia inovadora baseada no universo Marvel, a Guerra Civil. Neste episódio, a partir de uma lei assinada, todos os heróis tinham que se registrar para o governo, revelando a sua identidade secreta para o Estado. Nesta história, os heróis de todo o mundo, assim como o grupo internamente, se dividiu entre os pró-registro e os contra-registro. Sendo o primeiro aqueles que apoiavam/aceitavam a condição do governo, e, o segundo, a resistência.Dentro dos JCB, todos os integrntes eram contra o registro, com exceção de Infinito e Randon, que se uniram ao grupo de prós para caçar e entregar a resistência ao governo. Da mesma forma, os que se mantinham contra, tentavam acabar com a "ameaça pró-registro" para não precisarem se registrar.
Aconteceu que os heróis começaram a levar as ofensas e as disputas para o lado pessoal, atacando os adversários como se fossem inimigos. Há muito tempo,certos heróis tiveram que aturar as atitudes de outros, mas, neste episódio, tudo o que estava entalado acabou sendo dito por ambos os lados. Dois heróis principalmente levram isto ao extremo, Infinito e Garoto Marvel. Os dois travaram uma disputa de egos que acabou dividindo o grupo inteiro. Não mais pró e contra registro, mas o lado do Infinito e o lado do Marvel. A quest acabou com a separação total do grupo, fazendo todos os heróis irem cada um para um lado.
Nesta disputa, ao ponto pessoal, eu tentei me manter mais ou menos neutro, e planejei, por meio de depoimentos e mensagens instantâneas, um desfecho secreto sem que um lado soubesse o que eu estava dizendo para o outro. Surgiu assim, então, a idéia de se criar uma continuação para esta quest, a Guerra Civil - Brasil.
_
Guerra Civil - Brasil
Este episódio se passou no Brasil, onde o governo brasileiro tinha aprovado a lei e a resistência contra-registro começou a ser caçada como bichos. Esta quest seria a que todos os heróis deixariam o orgulho de lado e se uniniriam novamente para lutar contra um mal maior (Táquion, que estava por trás de toda a trama). Neste episódio, Caçadora não participou, pq tinha arrumado uma briga feia com Infinito, voltando para o lado pessoal mesmo.
A quest não surtiu exatamente o efeito esperado... Os heróis tiveram que se unir no final, mas muita coisa já tinha sido dita e o pavil já tinha sido aceso, para, a qualquer momento, explodir.
_
A separação do grupo
Os heróis se mostravam em um clima tenso uns com os outros. A parada estava realmente séria quando alguns heróis novos estavam entrando, como Danispider e Alloy, que pegaram a confusão pela metade. Misteriosamente, Caçadora reaparece na equipe, desta vez, "grande amiga" do Infinito. Aparentemente todos os insultos foram esquecidos pelos dois. Em algumas alfinetadas, esta sempre intervia defendendo (sutilmente) o herói. Aquela que estava do nosso lado na guerra civil e foi abertamente contra a postura do Infinito, agora estava do lado dele, sem um contexto que alguém entendesse. (não fico lendo página de recados dos outros) O lado do Infinito e o lado do Garoto Marvel ficaram mais distantes e os heróis já estavam meio que brigando entre si outra vez. Desta vez o foco era Marvel X Randon. O nível estava caindo cada vez mais e Marvel decidiu abandonar a liga para criar a sua própria. Marvel saiu, mas deixando o paviu aceso. Muitos ainda seguiam as idéias dele e Danispider se uniu ao Marvel e alguns amigos para, juntos, montarem uma liga, a LHA - Legião dos Heróis da América.
Infinito soube desta nova liga criada e tinha uma outra carta na manga. Precisava criar um plano B para manter o controle da comunidade, uma vez que Combustão (o então dono da comu) não era confiável. Assim surgiu a JCB - Elite, uma liga criada para atacar a liga rival (LHA), formada apenas com os membros mais confiáveis do JCB clássico. Em outras palavras, Infinito separou as maçãs "boas" das "estragadas". Começava aí, uma guerra não de heróis contra vilões, mas de heróis contra heróis.
_
Terceira Guerra Civil - O fim da liga
No JCB, outro problema veio a tona. Foi descoberto um blog do Infinito no qual ele zoava os membros da JCB. O conto mais famoso foi o "Panaca & Pancada", em que ele fazia uma sátira de uma Quest de Combustão tirando os heróis que participaram para bobos. Tecnopata era o panaca e Combustão o pancada.O paviu já estava aceso há muito tempo, mas este foi o estopim para a bomba explodir. Combustão abandonou a comunidade que era dono para ir para a LHA, deixando uma carta cheia de ofensas ao grupo do Infinito, revelando ainda outras coisas que não tinham vindo a conhecimento público. Neste passo, eu, como moderador e responsável agora pela comunidade, tive que tomar a única medida que me pareceu plausível. Decretei o fim definitivo dos JCB, encaminhando todos os heróis para o lado que se sentirem à vontade: JCB - Elite (o lado do Infinito) ou Legião dos Heróis da América (o lado do Marvel). Não havia mais chance para o JCB clássico, ele tinha se transformado num verdadeiro palco para a Terceira Guerra Civil. Pra piorar, todos os dados da antiga JCB foram misteriosamente apagados e os principais suspeitos acabaram sendo os próprios moderadores, com ênfase em Combustão . Isto deu ainda mais motivação ao Infinito para elevar a disputa cada vez mais.

Garoto Marvel 2028

Se fosse um desenho animado ou um filme com roteiro planejado, não acabaria assim. Acontece que, quando se lida com pessoas, a realidade é bem diferente da ficção. Só espero usar estas experiências com humanos para amadurecer a minha visão de roteiros... A Marvel e a DC deveriam fazer o mesmo.