7 de set. de 2009

Kid Eliezer

Não acredito que encontrei este desenho... Histórico. O original eu entreguei ao próprio e ele colocou no Orkut na época. Uma amiga viu e salvou antes que ele tirasse e deixou armazenado no computador até então. Por ironia do destino, ela se tornou a minha caloura e reconheceu o meu traço. Obrigado, Aninha ;)

Na época em que eu fazia PUPT (Projeto Universidade para Todos), eu tinha um professor de história bem exótico, Eliezer Brasil (Sim, o certo é com Z). Este professor não era só conhecido por seus jargões, como: "Seus hereges", "queimarás no fogo do inferno" e "serás condenado com a morte", mas também por uma punição bem diferente para aqueles que chegavam atrasados nas suas aulas. Ele simplesmente mandava subir na mesa do professor e rebolar até o chão, chão, chão, chão, chão...
Certa vez, já me preparando porque tinha que chegar atrasado, resolvi fazer uma carta assinada pelo Dom João (matéria em que a gente estava estudando) justificando o meu atraso e colocando no final "Deixe Don Leonard ir para seu lugar ou serás condenado com a morte". Com esta carta (engraçadinha), eu esperava que ele me deixasse passar desta vez. Ele gostou da carta e leu pra sala inteira, mas não deu certo. Ele me fez subir em cima da mesa e rebolar. A partir daí ele passou a me chamar de Dom Leonard.
Na outra semana, resolvi fazer uma brincadeira. Fiz uma caricatura dele e coloquei em um cartaz de procurado, como o cumprimento da promessa de Dom João "(...) serás condenado com a morte". No cartaz eu assinei como Dom Leonard e o condenei por práticas de heresia (Já que era a marca registrada na fala dele). Do lado eu escrevi um de seus jargões: "Não jogue este impresso em vias públicas... Ou serás condenado com a morte". Feito isto, tirei várias xérox do desenho e saí espalhando pelo CCJE antes de o professor chagar. Alguns amigos altos me ajudaram a colar em certos lugares onde ele não conseguiria tirar.
Quando ele chegou, eu estava quietinho na sala, mas me disseram que ele morreu de rir e iria me matar. Na hora da sua aula, ele me chamou na frente da sala e, surpreendentemente, pediu uma salva de palmas pra mim. Na sequência, ele me pegou pelas pernas, me levantou nos ombros, saiu correndo comigo e me jogou em uma moita no jardim (riam). Quando eu voltei pra sala, limpando a grama das costas, ele me deu um bombom e disse que adorou o desenho.
Fiquei o ano inteiro sendo chamado de Dom Leonard e os cartazezinhos de procurado rapidamente desapareceram das paredes, pois todo o mundo quis levar pra casa. O último que eu tinha visto e durou mais tempo foi na pró reitoria, onde colocaram no quadro de avisos interno. O desenho original eu entreguei ao Eliezer e, depois deste episódio, eu comecei a fazer uma série de desenhos pras minhas amigas do PUPT e umas caricaturas pra uns outros professores. Mas nenhuma foi tão marcante quanto esta.
Esta marcou a primeira intervenção neste gênero que eu faço, antes mesmo de ter esta intenção. Só fui fazer outra parecida em um acontecimento mais pra frente, que me fez retomar a idéia. Quando meu portfólio, misteriosamente, "sumiu"... Mas isto quando eu já estava nas Artes.

2 comentários:

  1. Um traço desse não passa despercebido perto de mim ... ^^

    ResponderExcluir
  2. Adorei a historia, Leo!!! Ri muito mesmo... vc é o Cara... Tô até co inveja... ¬¬

    ResponderExcluir

Gostou? Detestou? Não entendeu? Faça um comentário e me diga o que achou. Sua opinião é muito importante pra mim.