7 de set. de 2009

Artes Plásticas - 2° Semestre

Passado o primeiro semestre nas artes, eu iria encarar o segundo. Estava muito empolgado com o curso, pois estava aprendendo coisa pra caramba. A partir de agora, as turmas começaram a se misturar e eu comecei a andar com dois camaradas: Rofferr e Bill. Juntos fizemos uma parceria de trabalhos artísticos, a RBR. Entrei também pra um projeto de uma oficina de quadrinhos que eu ministrei, o projeto Integral.
Neste semestre eu peguei as matérias META, história da arte II, desenho II, pintura, escultura e gravura, que eu resolvi adiantar.
META e gravura foram as matérias que mais "pegaram". Tanto pro bolso quanto pro número de tarefas. Na primeira eu descobri vários outros materiais que eu acabei gostando, como pastel seco e nanquin, mas dificilmente voltei a usar. Em gravura, em me amarrei no processo e no resultado, mas tbm me afastei depois de concluída a disciplina.
As duas grandes descobertas neste semestre em relação ao desenho foram o uso das linhas e o chamado lápis esboço (Conté). Com as linhas eu aprendi a fazer hachuras e trabalhar desenhos só com linhas mesmo. Isso foi uma grande contribuição pra quando eu for trabalhar quadrinhos. O lápis esboço foi o que eu tomei mais gosto, pois dava efeitos incríveis às minhas obras. Conseguia sair do graffiti e colocar cor utilizando o mesmo princípio do sfumatto.
Pintura e escultura foram duas áreas que me interessaram muito também. Claro que penei um pouco no começo, mas logo fui pegando o jeito, e pude fazer o meu primeiro quadro, que expus logo em seguida. E a primeira tela, que dei de presenta à minha mãe. A escultura que eu fiz como trabalho final da disciplina foi o orgulho da minha vida. Estas duas matérias me instigaram a pegar pintura II e escultura II posteriormente.
Em história da arte, eu tive a oportunidade de trabalhar com o vídeo pela primeira vez. Como trabalho final, a professora pediu um vídeo com a proposta "Você como artista". Esta foi a oportunidade de eu mostrar pra turma um pouco de mim.


Exposição Coletiva - Vitória
Neste semestre, lançaram o tema da exposição coletiva como Vitória. Como a pintura que eu estava fazendo tinha algo a ver, resolvi colocá-la na exposição junto com uma gravura que eu estava planejando. Emoldurei e mandei. Nesta exposição, eu considerei o meu trabalho bem mais digno do que na primeira. Estava mais no nível dos outros. O quadro era uma pintura grande, do tamanho de um papél Paraná, e a moldura valorizou bastante. A gravura foi uma coisa única.


Este semestre certamente foi um semestre de muitos ganhos, mas também foi o semestre de uma perda. Misteriosamente, de alguma forma, o portfólio com todos os desenhos do Rapman sumiram, o que vai dar início à saga "Rapman - Dead or Alive".

Um comentário:

Gostou? Detestou? Não entendeu? Faça um comentário e me diga o que achou. Sua opinião é muito importante pra mim.